Raquel Alves

Raquel Alves
Cabeça de Lista à União de Freguesias de Pegões e Santo Isidro de Pegões

A Raquel Santana Pinheiro Alves tem 46 anos, é casada e tem um filho. É agricultora biológica, com produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e respectivos óleos essenciais.

Diploma do ensino secundário complementar, opção “Imagem e Comunicação Audiovisual”, Escola de Artes António Arroio, concluído no ano lectivo 1991/1992. Curso superior de “Comunicação Visual/Grafismo” (4 anos), École de Recherche Graphique, Bruxelas, 1995/2000.

  • Participou em vários cursos e workshops ligados à fotografia, ao desenho e à imagem e comunicação audiovisual.
  • Desde 2008, frequentou vários cursos sobre Agricultura Biológica, e participou em várias acções e workshops sobre PAM (plantas aromáticas e medicinais), em Portugal e no estrangeiro. Estudou em Lisboa e fez umas incursões pela Bélgica, onde obteve o diploma de Comunicação Visual/Grafismo. Em Portugal trabalhou sempre ligada aos jornais, primeiro como documentalista no Jornal Expresso, e após o seu regresso a Portugal, como paginadora nas redacções do Jornal Record e das Revistas Correio da Manhã. Mas o campo sempre fez parte da sua vida, quer no Alentejo, em Évora, onde ia frequentemente para casa dos avós paternos, quer em Pegões, na quinta dos seus bisavós maternos.
  • Em 2008 mudou-se para Pegões, e iniciou um projecto agrícola em terrenos semiabandonados que pertenciam à sua família. O biológico foi uma escolha de vida, e não uma mera opção económica. As PAM (Plantas Aromáticas e Medicinais) surgiram como uma opção viável em termos de produção sustentável, para a qual Portugal tem imensas potencialidades embora ainda houvesse muito poucos produtores.
  • Desenvolveu uma marca própria – as Ervitas Catitas – destinada à venda do produto final (PAM, óleos essenciais e hidrolatos) no mercado nacional.
  • Também produz azeite biológico, através da Cooperativa de Olivicultores de Sousel. Trabalha em estreita colaboração com outros produtores de PAM. Colabora regularmente com investigadores do INIAV (Ministério da Agricultura) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Escolas Superiores Agrárias de Coimbra e de Elvas (Instituto Politécnico de Portalegre), e com a Universidade de Évora através de um protocolo assinado entre a Universidade e os produtores de PAM da região.
  • Actualmente está envolvida na criação do CC-PAM, Centro de Competências de Plantas Aromáticas; Medicinais e Condimentares, que integra instituições públicas (da Administração Central e do Ensino Superior), Autarquias, empresários e produtores do sector.