Saudação à Manifestação dos Professores

No passado dia 19 de Maio de 2018, milhares de professores de todo o país manifestaram-se no Marquês do Pombal e exigiram "respeito" pelos seus direitos laborais. Esta manifestação nacional foi anunciada no início de abril por 10 estruturas sindicais, reunindo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE).

A mensagem "9A-4M-2D" acompanhavam os docentes em cartazes, faixas e t-shirts. Poderiam ser siglas de turmas que excedem o número de alunos que garantam a qualidade de ensino dentro das salas de aula, mas não, esta mensagem referia-se aos nove anos, quatro meses e dois dias de serviço congelado e que os professores exigem que seja contabilizado.

Outros assuntos também em reivindicação foram o regime especial de aposentação, ao fim de 36 anos de serviço, uma revisão dos horários de trabalho no que diz respeito ao que é considerado componente letiva e não letiva, medidas que combatam o envelhecimento e desgaste causado pela profissão e regras justas nos concursos para a colocação dos professores.

A CDU está e estará ao lado dos professores na sua luta e nas suas justas reivindicações, pelo que saúda a sua manifestação, que, em Lisboa, contou com milhares de participantes vindos de todo o país.

A escola pública é um pilar do desenvolvimento do povo português, uma conquista de Abril, que por nós, deverá e será sempre respeitada. Connosco podem sempre contar! Paços do Concelho de Montijo, 23 de Maio de 2018

Os Vereadores da CDU, Carlos Jorge de Almeida Ana Isabel Baliza