Falta de assistentes operacionais na EB Dom Pedro Varela

ACTOS PRECISAM-SE! BASTA DE PROMESSAS!

Mais uma vez, deparamo-nos com a triste notícia de que a Escola Básica D. Pedro Varela encontra-se com um funcionamento deficitário, devido à falta de assistentes operacionais, no comunicado lançado pela direcção desta escola pode ler-se:

"Informa-se a Comunidade Educativa que, por motivo de falta de Assistentes Operacionais, o Agrupamento de Escolas de Montijo alterou o horário de funcionamento de algumas valências.

Assim:
Pavilhão desportivo - encerrado;
Papelaria - encerrada;
Reprografia - abre das 9h30m às 12h e das 13h30m às 15h30m;
Bar - abre das 9h às 12h30m e das 13h30m às 15h30.

Nota: O carregamento de cartões será feito na reprografia.

4 de fevereiro de 2018
A Direção"

Serviços fechados, ou que funcionam a meio tempo, trabalhadores esgotados e que excedem as suas funções, alunos amplamente prejudicados, famílias preocupadas com o bem-estar, segurança e aproveitamento escolar das crianças e jovens.

Sendo a responsabilidade da Gestão PS/Câmara Municipal de Montijo, de assegurar que esta escola dispõe de trabalhadores suficientes para o seu bom funcionamento, pergunta-se, até quando durará esta situação inadmissível? Até quando se arrastará a derradeira resolução deste problema?

A CDU sempre foi contra a descentralização de competências nesta área (educação) visto que seria previsível coisas destas acontecerem, o Estado transfere a competência, mas não as verbas necessárias. Ora a Câmara Municipal de Montijo não só ficou com o obrigatório, 1° ciclo, como ficou com todos os ciclos do ensino básico.

Estes acontecimentos colocam em causa a aprendizagem das crianças e jovens, colocam em causa o ensino de qualidade, que a escola pública deve representar.

A CDU Montijo está e estará sempre ao lado da população Montijense que reivindica um ensino de qualidade para os seus educandos, ao lado dos trabalhadores afetados com todos estes constrangimentos e claro, ao lado dos alunos e dos seus direitos!

CDU Montijo
Montijo, 6 de Fevereiro 2018