Estrada Nacional 4, não é aceitável que qualquer governo ponha em causa os direitos da população para servir os interesses eleitorais do seu Partido.

A ligação das Freguesias Rurais de Canha, Santo Isidro de Pegões e Pegões à sede do concelho é feita pela EN4 e sem alternativa. A EN4 é estratégica para o desenvolvimento do concelho de Montijo, determinante na ligação das populações rurais à sede do concelho e, naturalmente, aos Serviços Públicos de qualidade que necessitam e a que têm direito. Acresce que esta via faz a ligação a Espanha o que a torna também de interesse estratégico para a Área Metropolitana de Lisboa e para o país.

É inaceitável que os sucessivos governos a tenham deixado chegar ao estado de degradação em que se encontra, isolando as populações rurais e pondo em perigo de vida quem por ela circula.

Em 16 de Março de 2016, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, em visita ao local – precisamente um dia antes de uma muito participada marcha lenta, entre as Faias e o Cruzamento de Pegões, convocada pela Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e pelos utentes - comprometeu-se a começar as obras em Novembro desse ano (pode ler-se no site da Câmara Municipal de Montijo AQUI).

Uma iniciativa do PCP na Assembleia da República – mais uma – na forma de Projecto de Resolução “Pela reparação urgente na recuperação da EN4” foi votada e aprovada no dia 8 de Abril de 2016, com a abstenção do PSD e votos a favor de todos os restantes partidos.

As obras não se iniciaram e só a 13 de Janeiro deste ano, o Governo, desta vez na pessoa do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou numa cerimónia na Câmara Municipal de Montijo o lançamento da obra de requalificação da EN 4, a começar entre Julho e Agosto do corrente ano. Os vereadores da CDU não estiveram presentes nessa cerimónia, considerando que faria parte de uma estratégia eleitoral de apoio a Nuno Canta, com recurso abusivo ao aparelho de Estado, visto que as obras estavam previstas ter começado em Novembro de 2016.

Em Março de 2017 teve lugar mais uma marcha de utentes daquela via, convocada pela Associação de Agricultores.

Amanhã, dia 14 de Agosto, promove-se nova cerimónia, a terceira, agora para a assinatura do auto de consignação da Reabilitação da Estrada Nacional 4. A Vereação da CDU mais uma vez não estará presente, demarca-se da propaganda e manipulação eleitoralista em torno de uma obra que deveria ter sido concretizada há muitos anos/governos atrás, e condena um ato público que põe o aparelho de Estado, uma vez mais, ao serviço de uma gestão autárquica agonizante e que revela um desprezo inaceitável do Governo pelas populações, pela real dimensão do problema e pela palavra dada.

Em todo este processo temos assistido a uma conivência e subserviência do Presidente Câmara e dos presidentes da Junta de Freguesia de Canha e da Junta da União de Freguesias de Pegões contra os interesses das populações.

Comecem as obras de requalificação da EN4! E não se branqueie que foi e será a justa luta, empreendida pelos utentes e pela Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, que há-de impor a requalificação daquela via, ao serviço das pessoas, do concelho e da economia!

A Coordenadora de Montijo da CDU
Montijo, 13 de Agosto de 2017