Apresentação das grandes linhas do Programa da CDU para o concelho de Mont

Decorreu ontem, no auditório da sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro a apresentação das grandes linhas do Programa da CDU para o concelho de Montijo.

As ideias-chave do Programa de Trabalho da CDU, que apresentámos são, nas suas linhas gerais e nos compromissos concretos, o resultado da ligação profunda à terra e às comunidades, para o qual contribuíram, decisivamente, cidadãos com distintas orientações políticas ou independentes, e os agentes culturais, educativos, desportivos, sociais e económicos de Montijo.

Apresentámos os traços essenciais de um programa que mostra um plano de trabalho para um horizonte que não se esgota em 4 anos, que não viverá do calendário eleitoral, que estará sempre “inacabado”, na exigência que assumimos de devolver a Montijo o lugar que merece na região e no país, que se projeta e enriquece no tempo, que não tem áreas estanques, onde tudo se liga e completa.

Este é o Programa de Trabalho que nasceu da análise exaustiva da realidade concreta, que recolhe contributos e saberes de décadas; que tem uma forma, uma sistemática coerente, que consubstancia um grande e entusiasmante desafio para as atuais e futuras gerações de montijenses.

O Programa de Trabalho que a CDU apresenta centra-se em quatro eixos centrais estratégicos para o desenvolvimento territorial, sociocultural, económico e ambiental da nossa terra: TERRITÓRIO, RIO, TRABALHO E PROXIMIDADE.

Programa de trabalho, programa concreto em todos os domínios, realista, coerente, que afirma a identidade da terra e que apontando-lhe um papel na região, não deixa de realçar todas as vantagens da cooperação e a estratégia intermunicipal.

Brevemente estará disponível no site da CDU Montijo o Programa de Trabalho completo.