Permitam-me uma saudação calorosa e fraterna ao Partido Ecologista “Os Verdes” e à ID-Intervenção Democrática que, com o PCP, dão forma e expressão à CDU – Coligação Democrática Unitária, saudação extensiva a todos os presentes.

A Vossa presença muito nos honra.

Foi com muito orgulho, humildade e responsabilidade que aceitei a tarefa que o meu partido, o Partido Comunista Português me propôs, de ser o cabeça de lista ao órgão Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas.

Os últimos resultados eleitorais demonstraram que a CDU, que ficou em segundo lugar a pouco mais de 400 votos de ganhar essas eleições autárquicas, é a força política melhor posicionada e portadora da esperança e da necessidade da mudança, por um concelho com vida própria, onde cada dia que passa dê mais gosto viver.

A CDU, com competência e honestidade, foi a força política que, no órgão autárquico Assembleia Municipal, realizou mais recomendações, propostas, moções e intervenções em defesa dos direitos e interesses da população e pelo desenvolvimento económico e social do concelho, de que destacamos:

- A reclamação por melhores transportes públicos rodoviários e fluviais e pelo passe social único na área metropolitana de Lisboa;

- A reclamação pela construção de um novo hospital público, das extensões dos centros de saúde nas freguesias da Atalaia, Sarilhos Grandes e Alto Estanqueiro/Jardia, e um SAP

– Serviço de Atendimento Permanente, nas nossas freguesias do mundo rural, Pegões, Canha e Santo Isidro de Pegões;

- A defesa da devolução das freguesias ao povo;

- A atribuição do nome de Acácio Dores ao Parque de Exposições mais conhecido por “MONTIAGRI” que, numa atitude inaceitável, o PS votou contra;

- A recomendação, que se veio a realizar, de correcção da curva da morte que existia na estrada municipal Montijo-Samouco depois do Bairro da Caneira;

- A formalização da proposta apresentada pela CDU em sessão de Câmara, para redução em 2017 do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, de 0,50% para 0,40%. Proposta que a Assembleia Municipal aprovou com os votos contra do PS e a abstenção do BE;

É cada vez maior o número de munícipes do nosso concelho que reconhecem o trabalho por nós desenvolvido e que, à semelhança da população dos concelhos vizinhos da Península de Setúbal, querem o desenvolvimento integrado e harmonioso ao serviço das populações de que a CDU é portadora.

É também cada vez mais o número de munícipes que, independentemente da sua filiação partidária, reconhecem que a CDU é a força política melhor posicionada para efectivar a mudança necessária e, por isso, irão dar o seu voto.

Com a CDU é a certeza do envolvimento e participação da população na vida autárquica e na luta pelos seus direitos e anseios por uma vida melhor.

A marca destes cerca de 4 anos do mandato autárquico do PS-Nuno Canta foram de conflito permanente com a oposição e com os órgãos municipais, de populismo e de vitimização, ao mesmo tempo que voltou as costas aos problemas reais e concretos do nosso concelho, onde o Direito à Saúde se agrava com a complacência do Presidente da Câmara Nuno Canta, de que é exemplo gritante a sua não participação na marcha protesto e concentração hoje realizada pela exigência de um melhor funcionamento do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e da defesa do Serviço Nacional de Saúde, mas onde nós participámos.

Também se agrava, com a complacência do Presidente da Câmara, o Direito à Mobilidade com a situação caótica nos transportes públicos rodoviários e fluviais.

A não existência de captação de investimento, geradora de postos de trabalho e respeitadora do ambiente e da qualidade de vida e de serviços públicos de qualidade, agravou a situação de concelho dormitório.

Por tudo isto e muito mais é imperioso e necessário por termo à actual situação pela mudança necessária de que a CDU é o único caminho certo e seguro.

Viva a CDU
Viva a População do Concelho do Montijo